As 5 forças de Porter são um modelo de análise competitiva. São elas:
- Rivalidade entre concorrentes;
- Barganha dos fornecedores;
- Barganha dos clientes;
- Novos concorrentes
- Novos produtos ou serviços.
1) Rivalidade entre concorrentes = FORTE
• Forte concorrência, além dos tradicionais táxis (modelo de negócio diferente, mas que buscam o mesmo cliente final), há empresas de aplicativos de caronas ou transporte de passageiros como a Lyft (USA), Cabify (Brasil);
• Empresas locadoras de veículos (crescimento de 20% na procura por veículo de Transporte de Rotina, pós pandemia, de acordo com o segmento as pessoas estão preferindo fazer a locação de veículo sem motorista para se protegerem do Covid-19)
• Preço da viagem: Que é um diferencial pois o cliente final busca pelo menor custo.
2) Poder de barganha dos fornecedores = FORTE
• Concentrado = Fornecedores de tecnologia, hospedagem de site, data center, melhorias na plataforma: preços definidos por contrato individuais, a UBER pode negociar alguns deles mundialmente face o volume que utiliza, ainda assim, aqui neste setor, a lei da oferta e procura determina os preços.
• Fornecedores de serviços (motoristas) – não categorizados, mas começam a surgir aqui e ali, ações trabalhistas contra a Uber (ex. São Paulo e California)
• Mão de obra qualificada para administrar a empresa. Qual o custo de aquisição e de alterações entre os principais executivos administradores.
• Gastos com marketing
3) Poder de barganha dos clientes = MÉDIO
• Ticket médio baixo (clientes pulverizados)
• Público-alvo jovem e influente nas mídias sociais podendo afetar a imagem da empresa.
• Nova Pandemia ou continuidade
4) Ameaças de novos concorrentes = MÉDIO
• Altos investimentos iniciais X fonte de investimentos (fundos, incentivos fiscais governos);
• Leis, regulamentações.
• Possível surgimento de concorrentes com apelo sustentável (carros elétricos por exemplo).
• Qualificação dos Motoristas para conduzir os carros que atendem ao aplicativo
5) Ameaças de novos produtos ou serviços = FORTE
• Veículos autônomos
• Locadora de veículos (transporte de rotina)
• Pessoas buscam por novas formas de mobilidade (ex. Bicicleta)
• Trabalho em home office
6) FORÇA COMPLEMENTARIEDADE (extra) = IMPORTANTE
Existe ainda uma sexta força que apareceu depois que o Porter tinha escrito a tese das 5 Forças que é a Complementaridade. Basicamente, trata-se de quando um produto ou serviço pode se beneficiar ao ser comercializado junto com outro. Isto explica as alianças estratégicas entre empresas.
• Uber se unir a parceiros onde ambos possam ser beneficiados: VIVO, Chocolate Nestlé, Spotify, Nubank, entregas de Supermercado (Carrefour, Pão de Açúcar etc.)
• Lançamento UBER Pass, pacote de serviços por assinatura que inclui descontos em viagens no app de transporte e na entrega de comida no Uber Eats (esse último parceria com restaurantes)
• Negociação na taxa de administração dos cartões de crédito