As 5 forças de Porter são um modelo de análise competitiva. São elas:
- Rivalidade entre concorrentes;
- Barganha dos fornecedores;
- Barganha dos clientes;
- Novos concorrentes
- Novos produtos ou serviços.
1- Ameaça de novos entrantes: Força Fraca
A indústria de cerveja no Brasil é bastante antiga, de forma que os grandes concorrentes já estão consolidados no mercado Brasileiro. Os principais motivos de essa força ser considerada fraca são as grandes barreiras de entradas existentes. É necessário um alto investimentos para se iniciar uma produção em escala, investimentos em logística de distribuição e marketing para garantir a permanência da Industria. As grandes fusões e aquisições ocorridas neste mercado tornaram a concorrência desleal. O número de concorrentes comparados a outras indústrias é pequeno, e estes por sua vez competem entre si em altos investimentos, reduzindo a atratividade de novos participantes. Um dos grandes diferenciais entre marcas consolidadas e uma marca nova está no acesso aos canais de distribuição. Não é tão simples inserir uma marca nova no mercado sem investir forte em contratos, o que requer mais um potencial de investimento. Além disso, as grandes empresas recentemente adquirem novas cervejarias artesanais para não perderem market-share.
2- Poder de negociação dos compradores: Força Forte
Concentração dos grandes varejistas fazendo com que o poder de negociação dos compradores seja uma força cada vez mais forte na indústria de cerveja, pois é indispensável para as indústrias que seus produtos estejam expostos nas inúmeras lojas das redes. As grandes redes são responsáveis por uma parcela significativa do volume de vendas, nas Ambev chegam ser mais de um terço do volume vendido total. Caso um contrato de vendas desses se rompa o impacto é desastroso no resultado financeiro da empresa.
3- Ameaça de produtos substitutos: Força Média
A cerveja é uma bebida alcoólica que pode ser substituída por outras como cachaça, vodca e destilados em geral. Apesar do comportamento fiel do consumidor de cervejas diminuir essa taxa de substituição, esses produtos concorrem entre si principalmente quando o preço é fator determinante do consumo. Em regiões muito pobres, por exemplo, a preferência pela cachaça é maior devido ao custo-benefício, dado que o teor alcoólico das bebidas destiladas é maior que o da cerveja. Já em classes sociais superiores a distinção do consumo desses produtos passa por uma questão de preferência do indivíduo pelos ingredientes que compõe a bebida. Outra ameaça atual nessa indústria foi a proibição de consumo de bebidas alcoólicas associadas ao ato de dirigir, que incentiva as pessoas substituírem o consumo do produto alcoólico para consumir algo não alcoólico. Apesar disso, a Ambev usou desta campanha do governo para promover o consumo consciente. Esta posição da empresa em se mostrar preocupada com o consumidor é uma estratégia nova de concorrência onde a empresa expõe seu lado responsabilidade social, o que aumenta a confiabilidade e fidelidade de seus consumidores.
4- Poder de negociação dos fornecedores: Força Média
Assim como no caso dos compradores, os fornecedores estão enfrentando uma tendência de redução de empresas participantes e de maior porte na cadeia produtiva. A pressão na indústria por baixo custo e baixo preço favorece a produção em massa e a otimização dos custos. Existem poucos fornecedores de garrafas de vidro em alta escala, o que favorece a relativa barganha para o fornecedor. Entretanto, a Ambev possui uma fábrica de garrafas de vidro própria, a fábrica Vidros, localizada em Piraí – RJ, caracterizando uma produção verticalizada e vantagem na redução dos custos. Por outro lado, também podemos ter substituição de insumos, o que é ameaçador para os Fornecedores, como ocorreu no caso de substituição das latas de aço pelas de alumínio e para os próximos anos, devido ao apelo ecológico, garrafas plásticas serão substituídas por garrafas de vidro retornáveis, afetando indiretamente o custo do insumo garrafa de vidro para as cervejas.
5- Rivalidade entre as empresas existes: Força Média
As barreiras de entrada favorecem as fusões e aquisições das grandes empresas no setor, concentrando-as em grupos mundiais um pequeno número de concorrentes. A rivalidade é regional, ou seja, em cada região existe uma rivalidade maior ou menor entre diferentes marcas. Os dispendiosos investimentos em campanhas publicitárias, patrocínios, eventos e promoções visam atrair a lealdade do consumidor, que segundo Porter minimizaria o confronto entre as empresas.