No nosso último artigo, descrevemos a metodologia Canvas, explorada no livro Business Model Generation, escrito pelos idealizadores Alexander Osterwalder e Yves Pigneur. Agora analisaremos o caso da Amazon, utilizando o Canvas.

A Amazon pode ser descrita como uma empresa que une dois lados do mercado consumidor, onde compradores e vendedores se encontram, conhecido como um marketplace, traduzindo seria “lugar de mercado”. A empresa visa a alcançar o consumidor do mercado de massa, com foco no custo e margens baixas para impulsionar a sua participação de mercado, e exposição das marcas em seu site. Seu consumidor global passa tanto por pessoas comuns, quanto para empresas que necessitam de auxílio com TI, Cloud Management e infraestrutura digital.

Começando pelo lado esquerdo do Canvas que aborda os pontos de eficiência: Principais Recursos, Aptidões Essenciais, Rede de Parceiros e Estrutura de Custos.

Rede de Parceiros da Amazon são os vendedores, distribuidores e fabricantes. Eles desempenham papel fundamental na entrega de valor final ao cliente da companhia. As empresas logísticas que garantem as entregas rapidamente; as marcas filiadas que exibem seus produtos no site e assim, direcionam o consumidor para a empresa; e a rede de vendedores garantem a oferta de produtos ao cliente. Temos também os parceiros que geram conteúdo para o Amazon Prime, um negócio que vem crescendo e gerando valor para a Amazon.

Os Principais Recursos são a Infraestrutura de Tecnologia, Logística e Cultura Interna. A tecnologia da Amazon é tão diferenciada que muito utilizam como “search engine” e torna a vida do cliente, ao utilizar a plataforma, muito fácil. A Logistica é reconhecidamente eficiente, com promessa de entrega em 1 dia ou mesmo de horas, como nos Estados Unidos.

As Aptidões Essenciais são as intermediações de vendas entre as marcas afiliadas e o consumidor, com uma plataforma segura e com diversidade de produtos. A gestão de web services e infraestrutura de tecnologias também é um polo de vendas da empresa, onde outras companhias precisam de seus sistemas para desenvolver seus negócios. Além disso, a logística também é um pilar essencial, desenvolvido para atender rápida e eficientemente a demanda de compras da plataforma.

Quanto a estrutura de custos, pode-se observar os custos de servidores e alojamentos na web do site; logística e distribuição dos produtos para chegarem no consumidor final; fabricação de produtos próprios como o Kindle e comissões internas e as empresas filiadas ao seu market-place.

Internamente, a empresa tem setores sólidos que permitem a execução da estratégia de cada pilar da empresa. A gestão da loja web e algoritmos que impulsionam as vendas, os centros de distribuição bem localizados que garantem a rapidez na entrega, o TI e softwares de automação que tornam eficientes o processo de consumo, e os serviços de AWS e Cloud, que não só aumentam a capacidade de gerar receita da empresa, como também inclui um nicho corporativo de clientes para o portfólio da Amazon.

Já do lado direito, o lado de valor agregado, temos: proposta de valor, relacionamento com clientes, canais de venda, fluxo de receitas e segmento de clientes.

proposta de valor da Amazon é baseada em 4 pilares: Preço competitivo e com pouca margem; Conveniência na escolha de diversos produtos; Seleção bem definida de acordo com sua preferência de compra; Cumprimento de prazos de envio e compras em um clique com segurança.

relacionamento com clientes é feito pela qualidade do processo de compra. Com automação de oferta de produtos baseado em algoritmos que entendem as preferencias do cliente e self service de itens dentro do site, além da possibilidade de devolução de produtos. A logística e velocidade de entrega de compra, tendo opções de entrega em até duas horas, ou até no mesmo dia. Há também fóruns e páginas de opiniões dentro do site, juntamente com um eficiente canal de atendimento ao cliente.

Os canais de venda da empresa são: site web, aplicativos mobile, canais de atendimento via telefone e e-mail.

fluxo de recebimento da Amazon acontece via o site e vendas online, quotas mensais de clientes que assinam o serviço Prime, venda de produtos próprios como o Kindle, livros e conteúdo digital, taxas de transação e comissão de vendas, aquisições e investimentos da marca e os web services, como o gerenciamento de cloud.

segmento de clientes da Amazon são consumidores globais e empresas. No segundo caso, há demanda tanto para aquelas que precisam ser assessoradas em infraestrutura de TI e Cloud, quanto aquelas que precisam de controle logístico e até mesmo produtos administrativos para o dia-dia.

A amplitude demográfica da clientela da empresa reflete fortemente as tendências de adoção de tecnologia remota e a eficiência no cumprimento de prazos de envio com sua excelência logística.  A empresa está cada vez mais focada nas pessoas que não apenas se sentem confortáveis fazendo compras online, mas também estão preparadas para substituir muitos de seus hábitos de consumo tradicionais com a satisfação de entrega rápida e efetuação da compra em um clique. Essas pessoas são sensíveis a preços e imediatistas quanto a comodidade do processo de compra e prazo de entrega.

Bem, essa foi uma breve análise de como empregar o modelo Canvas em uma empresa. Essa é uma ferramenta que rapidamente conquistou o mundo empresarial pela sua simplicidade e praticidade. Em tese, qualquer um consegue rapidamente compreendê-lo e utilizá-lo na prototipação de suas idéias, projetos e/ou negócios.

Esperamos que tenham gostado!