Como cidadão, é de extrema importância entender em profundidade as contas públicas. A decisão de um voto, precisa passar por isto, pois as finanças do governo impactam cada um de nós.

Superávit /Déficit Primário: É o resultado da equação: Receita (arrecadação de impostos, receita de aluguel) – Despesas (gastos do governo, excluindo juros). Se o resultado for positivo, temos um Superávit e negativo, um Déficit.

O Superávit faz com que o governo possa direcionar mais recursos do que inicialmente previstos, para áreas importantes como Educação, Saúde. O governo consegue se endividar mais, a taxas menores, dado que é um indicador de uma situação saudável de crédito. Ao contrário, quando apresenta um déficit, o governo precisa tomar mais dívida para pagar as contas e muitas vezes enfrenta dificuldades.

Para ficar ainda mais claro, comparando com as finanças da sua casa: a Receita seria o Salário/Dividendos dos pais e caso tenham um imóvel alugado, o aluguel. As Despesas seriam os gastos com plano de saúde, escola, comida, energia, etc.

Se todo mês, você gasta mais que recebe, a única forma de pagar o que deve, é usando o cheque especial ou tomando uma dívida. Se esta situação deficitária se prolongar, ficara cada vez mais difícil acessar empréstimos, e quando acessar, serão muito caros e aumentarão o tamanho do buraco.

No portal da Transparência (link abaixo) é possível ver todos os tipos de receitas e despesas do governo.

http://www.portaldatransparencia.gov.br/receitas/consulta?busca-especifica-tipo=palavraChaveReceita&palavraChave=dos+impostos%2C+taxas+quanto+eh+pessoa+f%C3%ADsica+e+quanto+e+pessoa+juridica&ordenarPor=ano&direcao=desc

O Superávit/Déficit Primário, não inclui o pagamento de juros. É O Déficit Nominal/Fiscal que inclui o recebimento e pagamento de juros.

Tendo isso em mente, vamos falar porque a corrupção é tão maligna e precisa ser combatida.

Imagine que uma das suas despesas relevantes mensais seja o pagamento do condomínio. O valor do condomínio tem o mesmo proposito que os impostos. Você paga para que as áreas em comum sejam mantidas em boa ordem, para que você tenha segurança e tenha ambientes de lazer. Imaginem então que você descobre que o seu Síndico está roubando a taxa de condomínio? Você só descobriu por que de repente você notou que os ambientes estavam muito sujos e a segurança estava comprometida. Você já não está conseguindo pagar todas as suas contas, mas faz questão de pagar o condomínio para o bem de todos e o síndico rouba?? O condomínio acaba tendo um déficit e tem que tomar uma dívida para pagar. Essa dívida aumenta seu condomínio.

Na situação do Déficit Primário, se os impostos que você paga estão sendo roubados, acontece o mesmo. O país tem um rombo maior e tem que tomar mais dívida. Se está difícil conseguir, terão que aumentar impostos.

O quadro abaixo mostra a relação entre PIB e Dívida Pública. Significa que desde 1998, uma média de 67% do PIB brasileiro, está comprometido com dívida. Este número por si só não é um problema. Países como Japão (238%), Itália (135%), Estados Unidos (107%) e Franca (98%), tem dívidas maiores, mas o juros real é menor. Isto significa que estes têm mais capacidade de se endividar. Além disso, estes países usaram esta dívida para investir em educação, saúde, infraestrutura, segurança, enquanto no Brasil, uma boa parte desta dívida vem financiando corrupção.

Enviar mensagem
Precisa de ajuda?