Na nossa postagem anterior, fizemos uma abordagem conceitual do Balanced Scorecard e agora partiremos para exemplificar o uso dessa ferramenta para alguns setores.
COMPANHIAS AÉREAS:
Como exemplo, usaremos as companhias aéreas, cujo objetivo principal é trazer retorno financeiro aos investidores.
Abaixo da perspectiva financeira está a perspectiva do cliente. Isso ocorre porque as companhias aéreas acreditam que a maneira como eles vão cumprir seu objetivo principal de aumentar o valor para o acionista é deixar seus clientes satisfeitos. Então, o que deixa os clientes felizes e satisfeitos? Preços de passagens baixos, promoções de viagens e partidas frequentes e confiáveis. Esse custo final e a experiência gerada precisam ser comparáveis e superiores a outras viagens, como carros, trens ou ônibus.
As companhias aéreas sabem que para atender as metas financeiras e deixar os clientes satisfeitos, precisam focar na inovação, oferecendo um retorno rápido da tecnologia, bons locais que atendam melhor seus clientes e rotas diretas para as grandes cidades. Há necessidade de promover o bom relacionamento com o cliente ao criar experiências únicas e seguras onde todos são bem tratados dentro do avião.
Por fim, as companhias aéreas vão focar na eficácia de custos, como o investimento em frotas padrão e de alta capacidade de utilização. Além disso, as companhias fazem poucos upgrades sofisticados na estrutura dos aviões, de forma a mantê-los simples e minimizando os custos. Ao buscar preencher os voos completamente, eles visam a oferecer voos a preços acessíveis.
Para executar tudo isso, as companhias aéreas olham para sua perspectiva final, que é a aprendizagem e o crescimento pessoal dos funcionários. Por isso as empresas buscam oferecer alta remuneração ao corpo executivo, contratos flexíveis para todos e um alto envolvimento dos funcionários nas operações da empresa.
Como você pode ver, cada uma dessas perspectivas se relaciona diretamente com a próxima, oferecendo uma abordagem básica para o gerenciamento da estratégia. Para as companhias aéreas essa estratégia é muito eficaz e os ajuda a garantir que continuem agregando valor à empresa.
BANCOS:
É importante notar que, embora os departamentos das instituições financeiras possam ter estratégias diferentes, todos eles devem estar vinculados a uma estratégia organizacional comum.
Em qualquer scorecard de uma instituição financeira com fins lucrativos, os objetivos financeiros estarão no topo de seu mapa estratégico. Os bancos querem ter certeza de que podem financiar e ajudar seus clientes, ao mesmo tempo que querem expandir seus negócios.
Já no caso dos bancos seu objetivo principal é expandir as fontes de receita e a eficiência dos custos, estas que devem ser minimizadas e controladas de perto.
A forma como os bancos visam a atingir esses objetivos financeiros, é dando atenção aos objetivos de clientes: primeiramente garantir que o consumidor tenha cada vez mais confiança em seus serviços, entender as necessidades dos clientes e fornecer um atendimento com rapidez e eficácia.
Internamente, os bancos identificam e mapeiam as oportunidades regionais, fortalecendo suas relações estratégicas com seus parceiros comerciais, como forma de aumentar as possibilidades de geração de receita. Além disso, os bancos também têm profundo controle sobre o risco, fazendo estudos e tomando ações sobre suas possibilidades de negócio, com uma equipe de compliance e planos de ação de crise. Os investimentos em produtividade também ajudam a atingir os objetivos com os clientes, com sistemas tecnológicos para melhoras a eficiência do dia-dia e um funil automatizado para concessão de linhas de crédito.
Todas essas características são improváveis de serem atingidas sem as perspectivas de aprendizagem dos funcionários. Estes que serão treinados para usarem os softwares e vão estudar formas de gerar mais valor ao cliente, além de estarem inseridos em um ambiente competitivo com clara comunicação e entendimento da estratégia organizacional. Essas perspectivas, se bem alinhadas, trarão um resultado maior para o objetivo financeiro.
MANUFATURA:
As empresas de manufatura estão principalmente preocupadas com a sua eficiência operacional, de forma a escalar sua venda, aumentando sua produção e diminuindo os custos de produto vendido. Algumas das maneiras pelas quais eles podem atingir esses objetivos são criando produtos com preços competitivos, garantir que seus produtos sejam rapidamente obtidos pelos clientes, fabricando um mix de produtos ideal para seu público target. A inovação tecnológica, desde o chão de fábrica até a embalagem para o consumidor final, é bastante comum em mapas estratégicos de manufatura hoje.
Pode-se separar em dois os objetivos principais de uma manufatura: volume de vendas e lucro, e uma operação com baixo custo. Para o primeiro, é necessário otimizar a produção e o mix de produtos, além de ter os canais de venda desenvolvidos para atender a demanda dos produtos. No segundo, uma operação de baixo custo necessita de estudos para reduzir os encargos durante os processos produtivos dos insumos, com um design de processo feito para garantir um número adequado de pessoas em cada etapa da produção.
Sobre a perspectiva do cliente, é necessário que a empresa forneça os produtos com preços que os consumidores estão dispostos a pagar, garantindo a disponibilidade do mesmo e velocidade na entrega. A companhia também deve desenvolver relacionamento a longo prazo com seus clientes, de forma uma marca de preferência de seu público.
Internamente, a empresa alcança seus objetivos principais com uma gestão de distribuição eficiente, controle financeiro, ambiente eficiente e seguro para produção e investindo em suas etapas na fábrica.
Por fim, na perspectiva de aprendizagem, a fim de garantir a eficiência e cumprimento dos outros objetivos e metas impostas a eles, é necessário que o ambiente seja de transparência e comunicativo em todas as etapas de produção e entre todas as áreas da empresa, além de garantir a segurança no manuseio de máquinas. O recrutamento eficiente e manutenção de talentos também é importante para garantir que esse objetivo seja cumprindo, assim, atingindo os objetivos superiores.
Esperamos que esses exemplos tenham ajudado a elucidar melhor o BSC.