Seguindo nossas postagens sobre metodologias, como meio de traçar as estratégias empresariais, vamos abordar agora a conhecida GAP Analysis ou, traduzindo para o português, Análise de Lacuna

Do que se trata?

A GAP Analysis é uma metodologia de análise que permite identificar as diferenças/ gaps entre o atual momento de uma empresa e a resultado ou performance potencial a ser atingido.

É comumente usada para melhorar departamentos, áreas ou processos em vários setores da companhia. Uma análise profunda desses gaps permite que as áreas analisadas determinem aonde a empresa está e onde ela quer chegar, de acordo com seu potencial.

Se você está se perguntando como fazer uma análise dessas lacunas, siga três passos simples. Independentemente do setor a ser analisado, você poderá aplicar essas dicas em qualquer disciplina e conseguirá ter claro as metas do seu negócio.

Analise seu estado atual

Para aqueles que querem saber como fazer uma análise de lacunas, primeiro você precisa descobrir o que estamos chamando de “presente e futuro” – onde sua organização está atualmente e onde potencialmente ela poderia estar.

Comece com o seu estado atual. Sua análise pode incluir informações qualitativas, como processos / metodologias de equipe e informações quantitativas. Na verdade, seu processo de GAP Analysis deve avaliar tudo o que você faz atualmente para, assim, obter uma visão geral.

Identifique o estado futuro ideal

Uma vez que você tenha uma visão geral e entenda como sua equipe ou organização funciona no momento atual você precisa se tornar estrategicamente idealista.

Onde você gostaria de estar?

O que não está acontecendo que deveria estar?

O que poderia estar acontecendo que não aconteceu antes – ou talvez tenha sido mudado?

Mas o mais importante, o que precisa acontecer para chegar lá?

O céu é o limite e você deve sonhar alto!

Atravesse essa lacuna

Essa é a parte mais difícil: ir daqui para lá. Você tem que determinar quais lacunas existem e como elas estão impedindo você de atingir sua meta. A melhor parte é descobrir como transcender as dificuldades. Estabeleça objetivos claros que ajudarão você a concretizar sua transição.

Grandes benefícios podem ser colhidos com aplicação dessa ferramenta, tais como a ampliação de conhecimento do negócio, transparência e informação para todos os envolvidos nas mudanças; gestão de mudança mais eficaz e barata; Foco; Otimização de recursos; Gestão de riscos e oportunidades.

Boa sorte!!