PEST (Política, Economia, Social e Tecnologia)

A metodologia PEST é a mais antiga de todas que discutiremos! Foi criada em 1967 pelo Professor Francis Aguilar de Harvard. É uma metodologia para entender as forças externas que impactam seu negócio. Você não tem controle sobre estas forças, mas está na sua mão como reagir a elas.

Atualmente, é chamada de PESTEL pois inclui  Environmental  (Ambiental) e Legal (Jurídico).

O Pest (Pestel) te estimula a fazer um brainstorming com a equipe para que sua empresa tenha uma visão destes vários fatores externos que tem impacto direto ou indireto no negócio.

Fatores Políticos

Respondam perguntas como:

  • Quando será a próxima eleição? Como isso pode impactar mudanças na legislação? Quem são os possíveis ganhadores? Qual o plano de governo? Por exemplo: ao montar o planejamento estratégico para 2019, muitas empresas devem ter revisto seus planos, dado que o Bolsonaro ganhou. Ele indicou que teria como Ministro da Economia, alguém liberal, com uma proposta de privatizações. Como isto impacta seu negocio? Existem oportunidades?
  • Como que a corrupção afeta o seu negocio? A sua empresa participa de muitas licitações? Por exemplo: na época que precedeu a lava jato, muitas empresas menores, que queriam crescer no mundo de construção, sofreram. Como fazer negócios no setor conhecido por atividades ilícitas?
  • Existe legislação nova sendo discutida para tratar tributos? Isto te impacta positivamente ou negativamente? Por exemplo: para as montadoras (FiatChrysler, Volks,  Honda), em 2009, a mudança de legislação referente ao IPI, gerava um impacto grande. Era um assunto debatido internamente considerando que o aumento poderia reduzir a demanda. Na mesma época, a taxa de juros estava caindo e isto gerou uma contrapartida para balancear o efeito.
  • Existe alguma tendência de regulamentação ou desregulamentação na sua indústria? Quais os impactos? Um exemplo recente é a nova lei trabalhista que faz com que os acordos possam ser feitos entre empregador e empregado. Isso trouxe muitos impactos, na sua maioria, positivas.

Fatores Econômicos

  • Quão estável é a economia? Está crescendo, andando de lado ou recuando? A economia Brasileira está andando de lado faz muito tempo e isto impacta decisões de investimento. Se a economia não está crescendo, por que investir?
  • A taxa de câmbio está estável ou oscila muito? Uma taxa de câmbio que oscila é muito mais difícil de administrar do que uma taxa alta. Se sua empresa importa ou exporta, o planejamento fica ainda mais essencial quando a taxa de câmbio oscila muito
  • A renda per capita dos consumidores está crescendo ou diminuindo. O setor varejista é bem impactado por este indicador. O setor teve seu maior crescimento quando o Brasil finalmente começou a ter uma classe média crescente.
  • Qual a taxa de desemprego? Existe mão de obra qualificada no mercado? Seria fácil treinar esta mão de obra? Um dos grandes desafios dos países em desenvolvimento, é de ter ou atrair mão de obra qualificada. Para treinar, demora tempo. Sua empresa tem esse tempo? Um exemplo seria a Embraer. Sabendo da necessidade de ter uma mão de obra qualificada, em 2001 a empresa fez uma parceria com o SENAI e governo, para ter um curso específico para seus funcionários.
  • Os consumidores e empresas tem fácil acesso a crédito? O setor de crédito imobiliário é bem afetado por este acesso a crédito.
  • A globalização afeta o seu negócio? Empresas exportadoras que precisam entender as legislações ambientais e de tarifas neste mundo cada vez mais globalizado, são muito impactadas.

Fatores Socioculturais

  • Qual a taxa de crescimento da população e a pirâmide de idade. Uma sociedade que cresce rápido, tem demandas especificas para atender  a população a jovem são produtos específicos. Da mesma forma, se as pessoas vivem mais, existem oportunidades no mercado para os mais idosos. O perfil de crédito de cada faixa etária é diferente e, por exemplo, os bancos levam isto em consideração.
  • As mudanças em atitude das gerações afetam seu negócio? Com gerações cada vez mais tecnológicas, isto muda forma de se relacionar com seu consumidor. Hoje, a mídia social é o principal canal para atingir seu consumidor. Como você pode explorar melhor este aspecto?
  • Qual o nível de saúde, educação e mobilidade social da sua sociedade? Como estão mudando e qual o impacto? A Prevent Sênior é um bom exemplo de uma empresa que percebeu que a população está vivendo mais e que não existia um sistema de saúde que pudesse atender esta população. Desenvolveu um produto específico para os mais idosos.
  • Existem atitudes sociais ou mesmo tabus que podem afetar seu negócio? O recente caso da Natura, que escolheu um transsexual como garoto propaganda para a campanha dos dias dos pais, é um perfeito exemplo de como este aspecto pode afetar seu negócio.
  • Existem fatores religiosos e de estilo de vida que podem afetar seu negócio? Um setor impactado por fatores religiosos é o setor de exportação de carne, cada religião tem exigências especificas de como a criação e corte deve acontecer para cada animal.

Fatores Tecnológicos

  • Existem tecnologias novas que você poderia estar utilizando? Existem novas tecnologias que podem impactar seu negócio radicalmente? A Inteligência Artificial está mudando radicalmente o setor de call center. Muitas empresas terceirizaram esta atividade para empresas especializadas em atendimento ao consumidor. Ouvimos falar que empresas em países como Estados Unidos e Inglaterra terceirizaram para países como Índia, onde a mão de obra era mais barata. Agora estamos terceirizando para robôs.
  • Seus competidores têm acesso a uma tecnologia diferenciada que pode mudar a forma de fazer negócios?
  • Em que áreas o governo e instituições educacionais focam as pesquisas? Você pode aproveitar e oferecer algo diferente para estes setores? Um exemplo do setor educacional é o Ensino a Distância (EAD). Já faz algum tempo que as faculdades brasileiras têm investido nesta tecnologia para prover educação superior  para um maior número da população dada a extensão territorial do Brasil

Fatores Ambientais

  • Quais são as considerações ambientais que podem afetar o negócio, no que tange: regulamentação ambiental, redução da pegada de carbono, sustentabilidade, gestão de resíduos, espécies em extinção, energia renovável. Um exemplo é a construção de uma hidrelétrica. Do ponto de vista de energia, é uma das soluções mais limpas e menos prejudiciais ao meio ambiente. Entretanto, para construir, isto pode afetar as espécies e populações que ficam perto da construção. Tem como minimizar estes impactos. Sua empresa pode contribuir? Existe uma oportunidade.
  • Seus clientes buscam por produtos verdes? Os países escandinavos são conhecidos por focarem em produtos verdes. Por isso, as empresas, para atender sua população, precisam cada vez mais investir em tecnologias que atendam esta demanda.

Fatores legais: (Alguns fatores abordados neste item também estão no Fator Político)

  • Quais são os direitos do consumidor que mais afetam seu negócio?
  • Existe alguma mudança prevista na legislação trabalhista?
  • A Legislação Tributária sofrerá alguma alteração no curto prazo?

Como podem ver, a análise PESTEL é bem completa e faz com que você coloque sua empresa dentro de um contexto cada vez mais globalizado e dinâmico. As mudanças acontecem numa velocidade assustadora e temos que estar atentos pois geram muitas oportunidades!!