Nosso segundo exemplo de empresa, utilizando a metodologia PESTEL é a Natura & Cia. A Natura atua no setor de produtos cosméticos através das marcas: Natura, Avon, Body Shop e Aesop.

Achamos um exemplo interessante por se tratar de uma empesa que entende bem o mundo globalizado e dinâmico no qual atua.

Natura cresceu seu negócio aproveitando da sua grande base de clientes para alavancar suas vendas. Os próprios clientes, viraram seus vendedores e mais que vendedores, viraram um dos principais stakeholders da empresa. Hoje a Natura tem 6,3 milhões de consultoras e revendedoras. Este cuidado com as consultoras, fez com que a Natura crescesse rapidamente e virasse uma empresa Global, através da aquisição de empresas como Avon, Aesop e Body Shop.

Fatores Políticos:

Para conseguir se tornar uma empresa globalizada, a Natura teve que acompanhar os movimentos , não só das políticas do governo brasileiro, mas também de vários países do mundo. Hoje a Natura atua em mais 100 paises.

Isto significa acompanhar eleições ao redor do mundo, as bolsas de valores do Brasil e Estados Unidos, onde Natura tem ações, as respostas do governo a pandemia Covid.

Fatores Econômicos:

Ao vender para mais de 100 paises, Natura também precisa acompanhar

Fatores Sociais

Fatores Tecnológicos

Na pandemia, a Natura viu seu negócio online crescer muito. Importante notar que a empresa estava preparada para crescer este tipo de distribuição.

Fatores Ambientais

A Natura, até pelo próprio nome que adotou, sempre se preocupou muito com o meio ambiente. Os testes de seus produtos são feitos de forma muito consciente dos impactos no meio ambiente. Ao usar materiais oriundos da natureza, Natura precisa se preocupar estar sempre garantindo o replantio. Hoje tem 1,8mm de hectares de florestas conservadas.