As 5 forças de Porter são um modelo de análise competitiva. São elas: 

  1. Rivalidade entre concorrentes; 
  2. Barganha dos fornecedores; 
  3. Barganha dos clientes;
  4. Novos concorrentes 
  5. Novos produtos ou serviços.

1) Rivalidade entre concorrentes = FORTE

• Forte concorrência, além dos tradicionais táxis (modelo de negócio diferente, mas que buscam o mesmo cliente final), há empresas de aplicativos de caronas ou transporte de passageiros como a Lyft (USA), Cabify (Brasil);

• Empresas locadoras de veículos (crescimento de 20% na procura por veículo de Transporte de Rotina, pós pandemia, de acordo com o segmento as pessoas estão preferindo fazer a locação de veículo sem motorista para se protegerem do Covid-19)

• Preço da viagem: Que é um diferencial pois o cliente final busca pelo menor custo.

2) Poder de barganha dos fornecedores = FORTE

• Concentrado = Fornecedores de tecnologia, hospedagem de site, data center, melhorias na plataforma: preços definidos por contrato individuais, a UBER pode negociar alguns deles mundialmente face o volume que utiliza, ainda assim, aqui neste setor, a lei da oferta e procura determina os preços.

• Fornecedores de serviços (motoristas) – não categorizados, mas começam a surgir aqui e ali, ações trabalhistas contra a Uber (ex. São Paulo e California)  

• Mão de obra qualificada para administrar a empresa. Qual o custo de aquisição e de alterações entre os principais executivos administradores.

• Gastos com marketing

3) Poder de barganha dos clientes = MÉDIO

• Ticket médio baixo (clientes pulverizados)

• Público-alvo jovem e influente nas mídias sociais podendo afetar a imagem da empresa.

• Nova Pandemia ou continuidade

4) Ameaças de novos concorrentes = MÉDIO

• Altos investimentos iniciais X fonte de investimentos (fundos, incentivos fiscais governos);

• Leis, regulamentações.

• Possível surgimento de concorrentes com apelo sustentável (carros elétricos por exemplo).

• Qualificação dos Motoristas para conduzir os carros que atendem ao aplicativo 

5) Ameaças de novos produtos ou serviços = FORTE

• Veículos autônomos

• Locadora de veículos (transporte de rotina)

• Pessoas buscam por novas formas de mobilidade (ex. Bicicleta)

• Trabalho em home office

6) FORÇA COMPLEMENTARIEDADE (extra) = IMPORTANTE

Existe ainda uma sexta força que apareceu depois que o Porter tinha escrito a tese das 5 Forças que é a Complementaridade. Basicamente, trata-se de quando um produto ou serviço pode se beneficiar ao ser comercializado junto com outro. Isto explica as alianças estratégicas entre empresas.

• Uber se unir a parceiros onde ambos possam ser beneficiados: VIVO, Chocolate Nestlé, Spotify, Nubank, entregas de Supermercado (Carrefour, Pão de Açúcar etc.)

• Lançamento UBER Pass, pacote de serviços por assinatura que inclui descontos em viagens no app de transporte e na entrega de comida no Uber Eats (esse último parceria com restaurantes) 

• Negociação na taxa de administração dos cartões de crédito

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