Amazon e metodologia Canvas
No nosso último artigo, descrevemos a metodologia Canvas, explorada no livro Business Model Generation, escrito pelos idealizadores Alexander Osterwalder e Yves Pigneur. Agora analisaremos o caso da Amazon, utilizando o Canvas. A Amazon pode ser descrita como uma...
Metodologia CANVAS
Dando continuidade ao propósito de postar as estratégias empresariais, que auxiliam na gestão dos negócios, abordamos dessa vez a metodologia Canvas. Será a última ferramenta que abordaremos e a consideramos uma das mais completas. O Business...
Netflix e Blue Ocean Strategy
A Netflix nasceu em 1997 da curiosidade de seus fundadores Reed Hastings (co-CEO) e Marc Randolph pelo mercado de entretenimento. No início estabeleceram nos Estados Unidos, uma empresa de aluguel de DVD pelo correio com contrato de assinatura mensal e que...
Metodologia Blue Ocean Strategy
O que é o oceano azul no mundo de estratégia de negócios? Se pensarmos no significado geral podemos separar as palavras oceano e azul e teremos o seguinte. Oceano é uma grande quantidade de água salgada que cobre quase ¾ quartos da superfície da terra. Por isso seu...
Metodologia VRIO
O que é modelo VRIO? Para entender suas vantagens competitivas e preparar um planejamento estratégico profundo, as empresas usam metodologias como Swot, 5 forças de Porter e PEST, para analisar o ambiente externo e GAP Analysis, Balanced Scorecard e VRIO, para o...
Metodologia Balanced Scorecard (BSC): exemplos!
Na nossa postagem anterior, fizemos uma abordagem conceitual do Balanced Scorecard e agora partiremos para exemplificar o uso dessa ferramenta para alguns setores. COMPANHIAS AÉREAS: Como exemplo, usaremos as companhias aéreas, cujo objetivo principal é...
Metodologia Balanced Scorecard (BSC)
Já passamos pelas metodologias de PESTEL, SWOT, Porter e Gap Analysis, dos quais três primeiras tem uma visão de posicionamento externo. O GAP Analysis, Balanced Scorecard (BSC), a qual falaremos a seguir, e VRIO, são análises de processos, recursos e vantagens...
Metodologia GAP ANALYSIS
Seguindo nossas postagens sobre metodologias, como meio de traçar as estratégias empresariais, vamos abordar agora a conhecida GAP Analysis ou, traduzindo para o português, Análise de Lacuna Do que se trata? A GAP Analysis é uma metodologia de análise que permite...
Ambev e estratégia Porter
As 5 forças de Porter são um modelo de análise competitiva. São elas: Rivalidade entre concorrentes; Barganha dos fornecedores; Barganha dos clientes;Novos concorrentes Novos produtos ou serviços. 1- Ameaça de novos entrantes: Força Fraca A...
Uber e estratégia Porter
As 5 forças de Porter são um modelo de análise competitiva. São elas: Rivalidade entre concorrentes; Barganha dos fornecedores; Barganha dos clientes;Novos concorrentes Novos produtos ou serviços. 1) Rivalidade entre concorrentes = FORTE...